top of page
  • Foto do escritorLo Lombardi

Essa é a mistura do Virtual com o Egito.

2020 : um ano como nenhum outro, e mais horas passadas na frente do Zoom do que na fila do Poupatempo da Sé. Eu ja me acostumei com a diversão online, e você ?



Alguns podem dizer que eu tenho uma ligeira obssessão com o Egito. Eu nego. Pelos poderes de Amon-Ra, eu nego. Porém, como o objetivo desse site é transmitir boas dicas para quem esta/ama Paris, eu não poderia deixar passar essa oportunidade cultural e divertida, mesmo que, por inocente coincidência, ela tenha como tematica a terra dos Faraos.


Em meados de Junho, quando eu ja tinha me engajado com todos os quebra-cabeças propostos na Amazon, me arriscado em pintar aquarela ( o espirito Van Gogh so baixou em mim por um unico dia, a tela e as tintas ja estão mais secas que cacto no sertão), descoberto definitivamente que power pilates no taco de madeira do chão de casa não é legal, recorri, como ultima esperança e remedio ao tédio do confinamento, às conferências online.


Eu confesso que sentar em frente ao computador por mais de 30 minutos requer um certo esforço intelectual, gluteos de aço e estar com o sono totalmente em dia. (Netflix não conta, muitas vezes so serve mesmo como pano de fundo pra outras coisas, como lavar louça, trabalhar, comer, ler, falar no telefone e etc so me dou conta de que a TV esta ligada faz horas quando dona Netflix me puxa a orelha com o famoso « P*** tem alguem assistindo essa m*** ?)


Quando conversei com a maravilhosa Maryline Sellier ela também nunca tinha feito ou idealizado esse tipo de tour online. Maryline é doutora em Egiptologia e propõe passeios MUITO interessantes nas areas egipcias do Louvre (no distante tempo em que podiamos andar livremente e presencialmente pelos museus).



São inumeros percursos de temas variados, falando sobre os deuses, a escrita, a morte e a vida cotidiana, tudo com extremo profissionalismo e abertura de espirito. Quando eu a contactei pelo Facebook, estava buscando algum especialista que pudesse, justamente, transpor esse conhecimento profundo e competencia de guiagem de museu, pro mundo virtual.


Conversamos durante alguns minutos, mostrei a ela o tour virtual do Louvre (geralmente pensado pra se fazer de maneira autônoma, so pra dar uma espiada na coleção como um todo) e perguntei se ela poderia organizar algo de menos de uma hora que desse um panorama geral e pratico sobre a historia egipcia, sempre utilizando o percurso online proposto pelo museu. Maryline topou e assim fizemos algumas semanas depois.


Eu recomendo de olhos fechados. Muito dinâmica, didatica e extremamente aberta a perguntas, extrapolamos em quase 30 minutos o tempo da visita e nem percebemos. Ela aproveita pra dar dicas de filmes, livros e outros artigos que possam complementar o passeio.


No Facebook da Maryline você pode encontrar outras palestrars que ela mesma começou a organizar virtualmente, ou entrar em contato diretamente com ela pra um tour mais personalizado.


Estavamos em 15 pessoas (conectadas pelo Zoom) e o preço de 10 euros por cabeça me pareceu extremamente coerente e alinhado com a prestação.


Ela é uma otima porta de entrada, também, pra outros guias e outros temas, podendo recomendar palestrantes pras areas de Roma Antiga, Grécia Antiga, Idade Média, Mesopotâmia e tantos outros.


Ok, admito que esse post é um pouquinho parcial, mas em tempos de pandemia, quem me distrai é rei (seja ele egipcio, ou não)!


Quem : Maryline Sellier - Doutora em Egiptologia.

O quê : Tour guiado virtual do Louvre (Egito)

Como : Zoom (Plataforma de conferência online) - Tours em Francês ou Inglês

Preço : Sob Consulta




73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page